Domingo 16 CdH

P.: 40. Por que Cristo devia sofrer a morte?

R.: Porque a justiça e a verdade de Deus exigiam a morte do Filho de Deus. Não houve outro meio de pagar nossos pecados.

 

P.: 41. Por que ele foi “sepultado”?

R.: Para dar testemunho de que estava realmente morto.

 

P.: 42. Se Cristo morreu por nós, por que devemos nós morrer também?

R.: Nossa morte não é para pagar nossos pecados, mas somente significa que morremos para o pecado e que passamos para a vida eterna.

 

Leitura: Jonas 2

 

Queridos irmãos,

Quando era mais jovem, tive a oportunidade de visitar Roma, junto com os meus colegas do colégio. Uma cidade enorme, que tem muitas lembranças da época dos apóstolos. Pedro e Paulo. Visitamos o palácio do papa, O Vaticano, e um teatro antigo, onde muitos cristãos foram assassinados. Visitamos também túneis que ficam em baixo da terra, pois lá em baixo existem muitos corredores e catacumbas. Nós visitamos essas catacumbas para ver o maior cemitério do mundo. E nessas catacumbas foram sepultados os cristãos dos primeiros séculos da igreja cristã.

Com ajuda de um guia e algumas lâmpadas andamos pelos corredores escuros. Numa certa parte havia buracos nas paredes, lá eles sepultaram os corpos; lá não havia mais nenhum osso desses corpos, mas havia desenhos nas paredes. Desenhos antigos: o cordeiro com sete pães, e também um homem com um peixe grande, e este era repetido várias vezes. O guia disse: Esse desenho mostra o profeta Jonas com o peixe grande. Eles pintaram para mostrar a sua esperança para a vida eterna. Pois conheciam a Bíblia.

Na Bíblia encontramos essa história do profeta rebelde, que recusou ir à Nínive. Ele fugiu num barco, mas Deus o encontrou no alto mar e mandou uma tempestade. Parece que o profeta recebe a pena mortal... Para ler mais, clique aqui.