Leitura: Jeremias 31, 31-34 & Hb. 9, 11-28

Texto: Lucas 22, 20

 

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

Hoje vamos falar sobre o segundo sacramento da nossa igreja: a Santa Ceia. É bom fazer isso, porque, no domingo que vem, celebraremos a santa Ceia. Então, este sermão serve para preparação para a Santa Ceia. Este sermão serve para mostrar a importância da Santa Ceia para nossa vida.

Foi Jesus Cristo mesmo que nos mostrou esta importância, porque quando ele celebrou a primeira Santa Ceia com os seus discípulos, ele pegou o cálice, levantou-o e disse: “Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado em favor de vós (Lc. 22,20)”. 

Jesus deixou bem claro que a Santa Ceia não é somente um jantar com todos os seus discípulos antes da festa da Páscoa. Uma cerimônia como nós conhecemos no dia Natal ou no dia da Páscoa, quando nós nos sentamos com toda a família ou com alguns amigos para comemorar esta festa; e para comemorar a amizade. O caráter da Santa Ceia não é o mesmo que o dos jantares com amigos ou familiares. A Santa Ceia tem um caráter especial, porque a Santa Ceia une estas pessoas numa NOVA ALIANÇA. “Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado em favor de vós”, disse Jesus.

Sabemos que uma aliança é um pacto entre duas (ou mais) pessoas. E muitas vezes uma aliança foi selada com sangue. Há tribos onde as pessoas que fazem um pacto cortam a mão com uma faca e depois elas dão as mãos sangrentas para que o sangue se misture: dessa forma a aliança é selada...Para ler mais, clique aqui.