Texto: Lucas 13, 22-25ª

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus,

“Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”, Jesus disse isso pensando na festa no dia final. “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”. Essas palavras são assustadoras quando observamos que muitos Judeus foram chamados, circuncidados, filhos de Abraão, mas não entrarão no Reino de Deus. E do mesmo jeito haverá pessoas, que foram chamados, batizados, membros da igreja, mas não entrarão no reino de Deus.

Essa mensagem deixa muitas pessoas inquietas. João Batista foi um dos profetas que assustou o povo dizendo: Não comeceis a dizer entre vós mesmos: temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Deus fez uma aliança com Abraão e com todos os seus descendentes, mas isso não quer dizer que todos os netos ou bisnetos de Abraão automaticamente serão salvos.

Jesus pregou da mesma maneira. E ouvindo a pregação de Jesus, um homem ficou inquieto e lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Ouvindo essa pergunta podemos nos perguntar o que o homem queria saber? Ele quer
ouvir um número exato? Sim, irmão, são 144.002 pessoas que serão salvas. Ou ele quer ouvir que todos serão salvos e por causa disso ele não deve se preocupar?

Seja como for, o Senhor não lhe deu uma resposta exata, que o deixou relaxado. Jesus não disse: são poucos, irmão, só 144.000 pessoas; nem disse: são muitos, irmão! Jesus não respondeu de tal maneira, mas ele fez um apelo a todos ouvintes, dizendo: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Essa é a mensagem de Jesus para o homem naquele momento, mas também para nós hoje à noite:

ESFORÇAI-VOS POR ENTRAR PELA PORTA ESTREITA!
1) Qual é a porta estreita?
2) Como devemos nos esforçar?

Qual é a porta estreita?

Jesus usou uma metáfora falando sobre a porta estreita. E ele não fez isso pela primeira vez. Compare o nosso texto com o texto de MT 6, 13-14! Ali existe um contraste entre a porta estreita e a porta larga. Larga é a porta que conduz
para a perdição e são muitos que entram por ela. Estreita é a porta para a vida e são poucos os que acertam com ela. ..
.Para ler mais, clique aqui.