T. Lucas 17, 11-19

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus, [queridas crianças da quarta série da ECJC],

Hoje vamos falar sobre a gratidão. [Os alunos da quarta série já sabem tudo sobre isso! Eles estudaram este assunto nas semanas passadas.]

Então, com certeza eles verificaram quantas vezes a palavra ‘gratidão’ aparece na bíblia! Quem verificou? Quem sabe? Vou lhes dizer: nenhuma vez! Isso já nos mostra que a gratidão não é um sentimento comum na vida das pessoas. É um dom do Espírito Santo!

A maioria das pessoas que dão graças a Deus na Bíblia, são as pessoas que estão cheias do Espírito Santo: os profetas, os apóstolos e Jesus deram muitas vezes graças a Deus. E eles exortam todos os crentes para fazer isso. Parece que isso é necessário. As pessoas não são acostumadas a dar graças. Até as crianças tem que aprender isso.

Hoje vamos observar uma pessoa que aprendeu o sentido da ‘gratidão’. Ele ficou agradecido, porque o Senhor Jesus fez um milagre na sua vida.

JESUS CRISTO ABENÇOOU O SAMARITANO AGRADECIDO.

Ele lhe deu:
1) Fé;
2) Saúde;
3) Salvação.

Vamos ver, irmãos, como a gratidão do samaritano foi abençoada por Cristo. O que aconteceu? Jesus estava caminhando para Jerusalém. Lucas já falou três vezes sobre esta viagem (9,51; 9,52 e 13,22); Parece que ele quer enfatizar que esta é a última viagem de Jesus para Jerusalém; é a última vez que ele passa pelas cidades de Israel. Porque em Jerusalém ele vai morrer e depois disso ele não voltará mais para as cidades de Israel.

E durante esta viagem ele passava através da Samaria e da Galiléia. (mostrar um mapa). Ali ele entrou num povoado e dez leprosos vieram-lhe ao encontro. Dez leprosos: 9 Judeus e um Samaritano. Normalmente os Judeus e os Samaritanos são inimigos, mas a miséria em que eles estavam os unira. Isso acontece mais vezes na vida. Às vezes as
pessoas não conseguem trabalhar junto um com o outro, mas em tempo de calamidades elas conseguem se unir. Aqui também: todos são doentes, leprosos. E este fato os uniu. Todos sofriam a mesma coisa e eles estavam juntos para se ajudar e se consolar. ..
.Para ler mais, clique aqui.