Domingo 12 CdH

P. 31(a.): O nome “Cristo” significa “Ungido”. Por que Jesus tem também esse nome?

R. : Porque ele foi ordenado por Deus pai e ungido com o Espírito Santo para ser nosso supremo Profeta e Mestre, nosso único sumo sacerdote e nosso eterno Rei.

Como Profeta, ele nos revelou plenamente o plano de Deus para nossa salvação.

Como sumo sacerdote, ele nos resgatou pelo único sacrifício de seu corpo e continuamente, intercede por nós junto ao Pai.

Como Rei, ele governa por sua Palavra e Espírito e nos protege e guarda na salvação que conquistou para nós.

 

Leitura: Lucas 4, 16-30

 

Irmãos,

Nos últimos domingos explicamos o Credo Apostólico. Especialmente essa parte: creio em Jesus Cristo. Na última vez falamos sobre o primeiro nome de nosso Senhor. Porque ele se chama JESUS? Vimos que esse nome o caracteriza. Jesus quer dizer: SALVADOR. Jesus é: O Salvador. O nome dele revela o segredo da sua vida: ele nasceu para nos salvar. O nome dele já conta uma história.

Então, devemos prestar atenção cuidadosamente aos detalhes e aos nomes do Senhor. Cada nome conta uma história. É como uma pessoa que recebe um apelido, por exemplo; sabemos que algumas pessoas gostam de apelidar outras, e elas dão tal apelido para uma pessoa por que ela tem tal característica ou contém uma história; [procure um exemplo]. Assim cada apelido tem uma história para contar. O mesmo acontece com o nome de Cristo. O que o nome dele quer nos dizer? Para explicar isso devemos falar sobre a vida de Jesus.

A primeira vez que Jesus pregou foi na cidade dos seus pais: Nazaré. Quem não se lembra do seu primeiro sermão; da sua primeira redação, do seu primeiro emprego? Ninguém se esquece disso. Tenho certeza de que cada pastor... Para ler mais, clique aqui.