Texto: Atos 15, 28-29                

Leitura: Lev. 17; João 6, 51-58; Atos 15, 12-29; 1 Cor. 10, 23- fim; Apocalipse 2, 14 e 20;

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

 

Faz pouco tempo que a presidente da sociedade das mulheres me perguntou se eu não poderia pregar sobre Atos 15, 28-29. Este texto foi tratado durante uma das reuniões e deu muita confusão; especialmente aqueles pontos sobre o comer do sangue. Então irmãos, vamos pegar a nossa bíblia e ler o trecho inteiro: Atos 15, 12-29 [-]. A parte mais importante para nós hoje a noite são os versículos 23-29.

Esta parte é de fato uma carta, que foi enviada às igrejas missionárias. E esta carta não é uma carta qualquer, pois esta carta foi assinada pelos apóstolos e pelos presbíteros da igreja de Jerusalém. São os homens que andavam com Jesus; eles foram testemunhas oculares e ouviram o ensino do mestre. Jesus lhes deu do seu Espírito Santo. E por causa disso, eles têm um conhecimento profundo da vontade de Deus e dos mistérios do Reino de Deus. Eles são guiados pelo Espírito Santo e isso eles confessam no final da sua carta, dizendo: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós”. Os apóstolos e os presbíteros se deixaram guiar pelo Espírito Santo.

O Espírito Santo que revelou as coisas aos santos profetas. Pedro escreveu sobre este assunto na sua segunda carta (2 Pedro 1, 19-21). Ali, ele escreveu:

Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês. Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.... Para ler mais, clique aqui.