Domingo 1 CdH

P. 1: Qual o seu único conforto na vida e na morte?

R.: O meu único conforto é que - corpo e alma, na vida e na morte - não pertenço a mim mesmo, mas ao meu fiel Salvador, Jesus Cristo, que, ao preço do seu próprio sangue, pagou totalmente por todos os meus pecados e me libertou completamente do domínio do pecado. Ele me protege tão bem que, contra a vontade de meu Pai do céu, não perderei nenhum fio de cabelo. Na verdade, tudo coopera para o meu bem e o seu propósito é para a minha salvação. Portanto, pelo seu Espírito Santo ele também me garante a vida eterna e me torna disposto a viver para ele daqui em diante, de todo o coração.

 

Texto: Marcos 10, 17-22 & Salmo 49

 

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

Vocês são felizes? E por que sim? Ou por que não? O que falta na sua vida? Por que você não é feliz? O que deixa um homem feliz? Dinheiro? Dinheiro deixa uma pessoa feliz? Parece que sim! Quem tem dinheiro pode comprar o que quiser e pode fazer o que quiser. Isso deixa muitas pessoas felizes. Mas esta felicidade dura para sempre? Esta felicidade é profunda? Podemos realmente comprar TUDO o que o nosso coração deseja? TUDO? Também a vida eterna?

A Bíblia nos dá um exemplo de um homem que era muito rico. Ele era riquíssimo. Podia comprar tudo o que queria. TUDO? Não, ele não podia comprar tudo. Ele não podia comprar a vida eterna. E, por causa disso, ele veio para perto de Jesus com esta pergunta: -Mestre, o que devo FAZER para conseguir a vida eterna? E Jesus o explica: -Faça a vontade de Deus. Obedeça aos mandamentos de Deus. O homem, ouvindo isso, ficou muito feliz, pois ele cumpria todos os mandamentos.

Ele cumpria todos os mandamentos? TODOS? Sim, todos! Mas será que ele fez isso com amor? Jesus quer saber isso, e por isso ele disse: -Falta mais uma coisa para você fazer: Vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres, e assim você será rico no céu. Depois, venha e me siga. O homem, ouvindo isso, ficou muito triste. Ele descobriu a sua pobreza quando ele ouviu as palavras do senhor. Apesar da sua riqueza, ele ainda era pobre. Ele tinha muito dinheiro, mas pouco amor. Ele podia viver feliz, mas ele não podia morrer feliz. E quem não pode morrer em paz, nunca vai viver em paz. Então, a pergunta é:

 

O que devemos saber para VIVER e MORRER EM PAZ?

1° lugar: devemos saber A NOSSA POBREZA;

2° lugar: devemos saber A RIQUEZA DE CRISTO;

3° lugar: devemos ter certeza que ESTA RIQUEZA É DADA A NÓS POR DEUS.

 

A NOSSA POBREZA 

Irmãos, o nosso catecismo começa com esta pergunta fundamental: qual é o nosso único consolo, na vida E na morte? O que nos dá paz no coração durante a nossa vida, mas também no dia em que a morte bate em nossa porta? Esta pergunta é uma pergunta dura, mas também real, irmãos. A morte é uma realidade em nossa vida. Pode ser que nós não queremos saber disso, que neguemos esta realidade, ou que fujamos desta realidade, mas um dia, pode ser amanhã, pode ser depois de muitos anos, a morte bate em nossa porta; pois somos homens mortais. Nós VIVEMOS E MORREMOS. A nossa vida conhece os seus momentos de muita alegria, mas a nossa vida conhece também um lado triste: é A MORTE, que ataca de repente e encerra a vida. Seja uma criança, seja um jovem, seja uma mãe de 5 crianças, seja um idoso de 80 anos; ninguém pode...Para ler mais, clique aqui