Não seja demasiadamente justo, não seja demasiadamente ímpio, tema a Deus.

 

Texto: Eclesiastes 7, 16-18

 

“Não sejas demasiadamente justo e nem te tornes sábio demais:

Por que irias te destruir?

Não sejas demasiadamente ímpio e nem te tornes insensato:

Para que morrer antes do tempo?

É bom que agarres um sem soltar o outro,

Pois quem teme a Deus sai ileso”

 

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

 

O que Deus quer nos ensinar com esse texto? Que o Caminho do meio é o mais seguro? Não sejas demasiadamente justo e não sejas demasiadamente ímpio. Nem um, nem o outro. OU melhor: não só um, mas também o outro. É bom que agarres um sem soltar o outro. Mas o que isso quer dizer? Devemos ser justos, sim, mas não demasiadamente justos. Isso quer dizer o quê? Quando somos demasiadamente justos? Não é bom ser justo? E o que isso quer dizer: não sejas demasiadamente ímpio?  Claro, não podemos ser ímpios, nem demasiadamente ímpios, mas podemos ser um pouco ímpios? Devemos ser um pouco insensatos? Podemos ser insensatos por um momento? Será que este texto proíbe as extremidades e defende o Caminho do meio?

 

A PALAVRA DE DEUS É O NOSSO GUIA SEGURO NOS CAMINHOS TORTOS PARA A VIDA ETERNA.

A palavra de Deus nos dá:

  • Uma admoestação: não seja demasiadamente justo;
  • Um aviso: não seja demasiadamente ímpio;
  • Uma exortação: tema a Deus.

 

  1. Não seja demasiadamente justo

Não seja demasiadamente justo. – Não seja demasiadamente ímpio. Estas palavras são bem conhecidas, irmãos. Muitas pessoas usam estas palavras para defender uma vida modesta. Não demasiadamente justo. – Não demasiadamente ímpio. Assim funciona este texto como exortação para não andar em extremidades. É melhor andar no caminho do meio.

Esta explicação parece boa, mas quando pensarmos bem sobre este texto devemos chegar à conclusão de que o texto não... Para ler mais, clique aqui.