A pregação da palavra é mais importante que o falar em línguas
Texto: Atos 2, 1-4
Leitura: Atos 1, 1-11
Queridos irmãos em Jesus Cristo,
O texto de Atos 2, 1-4 é um elo entre A ASCENSÃO DE CRISTO e A MISSÃO DOS APÓSTOLOS. Antes da sua ascensão Jesus prometeu mandar o Espírito aos seus discípulos. A vinda do Espírito é necessária para os apóstolos serem testemunhas e pregarem o evangelho.
Então o Espírito veio para preparar os apóstolos; não para convertê-los, mas para ungi-los. Pentecostes não é o dia da CONFISSÃO DE FÉ dos apóstolos, mas o dia da ORDENAÇÃO dos apóstolos. Eles foram escolhidos por Jesus e agora devem ser ordenados publicamente pelo Espírito de Jesus para pregar o evangelho.
Mas antes de conseguir isso Jesus devia subir ao céu. Ele devia subir ao céu para depois mandar o Espírito de Deus. O texto mostra isso. O texto mostra essa direção. A INICIATIVA vem do céu! Atrás das ‘cortinas’, ou talvez seja melhor dizer: atrás das nuvens, Jesus está trabalhando. Ele subiu ao céu e de lá ele mandou o Espírito de Deus. O Espírito veio do céu para a casa em que os discípulos de Jesus estavam reunidos. O Espírito de Cristo se distribuiu entre eles e todos ficaram cheios do Espírito Santo. Dessa forma o Espírito conseguiu o seu alvo: eles começaram a falar a todas as línguas.
A mensagem desse texto é o seguinte:
O CRISTO GLORIFICADO BATIZOU OS SEUS DISCÍPULOS COM O ESPÍRITO SANTO PARA PREGAR O EVANGELHO A TODAS AS LÍNGUAS.
Isso aconteceu:
- No dia de Pentecostes;
- No meio de todo mundo;
- Pelo poder santificador do Espírito Santo;
- Pela pregação do Espírito Santo.
NO DIA DE PENTECOSTES
Irmãos, não é uma coincidência que o Espírito de Deus foi derramado sobre a congregação de Cristo no dia de Pentecostes. Pentecostes era uma das três grandes festas anuais de Israel. Esta festa foi celebrada exatamente cinquenta dias depois do dia de Páscoa. Por isso nós também celebramos o dia de Pentecostes cinquenta dias depois do dia de Páscoa...Para ler mais, clique aqui.