Como pregar o catecismo? (Palestra)

O ENSINO DO CATECISMO PARA PASTORES, PRESBÍTEROS, PAIS, PROFESSORES E FINALMENTE OS PEQUENINOS.

 

Pregar o Catecismo; um assunto exclusivo! Exclusivamente reformado.

- Não existem muitas igrejas no mundo protestante onde se prega o Catecismo. As igrejas presbiterianas têm as suas confissões e o seu Catecismo de Westminster, mas elas não pregam o Catecismo.  Não sei o porquê;

- Só as Igrejas Reformadas em Holanda e os seus descendentes;

- Mas essa tradição está ameaçada; Por vários motivos:

 

1) O segundo culto é ameaçado; e se ficar com um só culto no domingo, não se prega o catecismo;

2) Onde tem dois cultos: um culto serve para o catecismo; mas já tem igrejas que não são muito rigorosas neste aspecto; se tiver uma troca de púlpito, muitas vezes não haverá pregação do catecismo; se tiver uma coisa especial, não haverá pregação do catecismo;

3) Não faz muito tempo que ouvi um professor defendendo que não devemos transportar as confissões do século 16 para o século 21, e ainda menos exportá-los da Holanda para os campos missionários na Indonésia ou Brasil. As igrejas missionárias devem confessar a sua fé e construir as suas confissões no seu contexto A.D. 2011. Vinho velho em novos sacos! Isso tem a ver com a contextualização da palavra de Deus.

 

  1. Prega a palavra! (1 Tim. 4,2)

Isso nos leva a uma questão antiga, que já foi tocada nos dias da Reforma. Houve pastores (arminianos!) que não quiseram pregar o catecismo (Atrás disso estava uma rejeição da doutrina das confissões reformadas!). Eles se defenderam dizendo que o Catecismo era uma obra de homens e não igual à Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a lâmpada para os nossos pés e ela deve ser pregada. Paulo exorta Timóteo para pregar a palavra (1 Tim 4,2); e as Igrejas Reformadas sempre confessaram a Sola Escritura e chamaram a palavra de Deus a única regra da nossa fé. Tudo isso é verdade.

O Sínodo que tratou essa questão mandou os pastores usarem os textos bíblicos que estão ligados com o assunto do catecismo. Provavelmente existiam pastores que usaram o texto do catecismo como texto da pregação.

Atrás disso está a questão de como devemos observar as confissões da igreja. Eles são um resumo da doutrina das escrituras? Elas estão de acordo com a doutrina da Bíblia? Pessoalmente não vejo nenhum problema em usar o catecismo para explicar a doutrina das Escrituras. Até Paulo diz a Timóteo, em 1 Tim 4,2 : Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira  nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fabulas...Para ler mais, clique aqui.