Por que acontecem tantos desastres?
Texto: Lucas 13: 1-5
Leitura: Lucas 12: 1, 49-59
Irmãos,
Muitas pessoas estão sofrendo por causa das chuvas desse inverno. Todo mundo pode ver na televisão as imagens impressionantes: como os rios transbordaram, como as ruas estavam cheias de água, como a água entrou nas casas, aqui em Maceió, mas também em outras lugares: Matriz, Porto Calvo, Barreiros, Recife, Palmares e várias outras cidades nos estados Pernambuco e Alagoas. Algumas cidades estavam numa situação de emergência e outras num estado de Calamidade pública.
Estive no meio disso e ouvi pessoas dizendo: é um castigo de Deus! É por causa da injustiça, da corrupção dos políticos. Outras estão dizendo que Deus está nos castigando por que muitas pessoas não crêem em Cristo; até ouvi pessoas falando sobre as vítimas que morreram. Deus as castigou, pois eram mais pecaminosas do que as outras pessoas. Estive pensando sobre isso. Isso é verdade?
Sei que as pessoas sempre estão procurando os motivos quando acontece um desastre. As pessoas vão analisar a situação, procurar motivos, apontar pessoas culpadas. Assim funciona. A dor sempre tem um motivo, com o sofrimento sempre vem a pergunta: quem fez? Quem é culpado? Assim as pessoas se perguntam hoje, assim as pessoas se perguntaram antigamente também. Para mostrar isso, escolhi o texto deste sermão.
Vamos ver como o nosso Senhor Jesus reagiu quando foi confrontado com um desastre. O assassinato horrível de um grupo de Galileus e o desastre da torre de Siloé. As pessoas pediram a Jesus para ele fazer um comentário, especialmente sobre a questão: quem é culpado.
Vamos ler o nosso texto de Lucas 13: 1-5: “Naquela mesma ...Para ler mais, clique aqui.