Imundícies e a preparação para a Santa Ceia.
Texto: Levítico 12 e 15
Irmãos,
Nesta semana devemos nos preparar para a santa ceia, que vamos celebrar no Domingo que vem. Mas como devemos nos preparar? Será que devemos nos preparar conforme as regras que encontramos em Lv. 12 e 15? Nesses capítulos encontramos várias leis sobre a purificação do povo de Deus. O capítulo 11 fala sobre os animais limpos e os imundos; O povo de Deus não podia tocar nem comer os animais imundos. Se fizessem isso, ficavam imundos também e não podiam entrar no templo.
Assim também a mulher que deu à luz um filho (12,1-4): ficava imunda por 33 dias; não podia tocar nenhuma coisa santa, nem podia entrar no santuário até que se cumprissem os dias da sua purificação. E a mulher que tivesse tido uma filha (12,5), ficava imunda por 66 dias.
As mesmas regras existiam acerca do leproso (os capítulos 13 e 14); e no capítulo 15 encontramos outras regras acerca de imundícias do homem e da mulher. O homem ficava imundo por um dia depois da emissão do sêmen; A mulher ficava imunda por uma semana depois da sua menstruação; Os dois ficavam imundos por uma semana quando a mulher menstruava. Eles não podiam entrar no santuário até que se cumprissem os dias da sua purificação.
Então, agora, eu vos pergunto: Essas regras valem para nós também? Até hoje? Devemos observar essas leis quando nos prepararmos para a Santa ceia? Na Santa Ceia encontraremos o Senhor; e o povo de Israel devia se purificar antes do encontro com o Senhor. Como lemos também em Êxodo 19, 14-15; lá está escrito que Moisés, tendo descido do Monte Sinai, consagrou o povo, e os mandou lavar as roupas e não chegar a mulher.
E João Batista fez a mesma coisa: ele lavou o povo com água para prepará-los ...Para ler mais, clique aqui.