A verdadeira religião na história de Naamã
Texto: 2 Reis 5
Leitura: Mateus 7: 13-23
Queridos irmãos,
O nosso texto é muito conhecido. Quase todo mundo conhece a história da cura de Naamã. Mas a cura é só uma parte dessa história. O mais importante é: Quem curou Naamã? A parte central desse capítulo é o versículo 15, a confissão de Naamã: “Agora sei que não há Deus em toda a terra a não ser em Israel”. De certa forma, podemos dizer que a história de Naamã fala sobre a verdadeira religião! Há três tipos de religião nesse capítulo. Três representantes:
- Eliseu
- Naamã
- Geazi
Eliseu
Eliseu era um profeta. Um profeta era um homem muito especial! Um homem de Deus. Ele é um mensageiro de Deus, com muito poder. Um profeta recebia revelações de Deus, as quais tinha que passar para o povo de Israel. E às vezes Deus mesmo mostrava que aquelas mensagens eram dEle; Como? Pela manifestação de poderes celestiais.
Como, por exemplo, o profeta Elias, o patrão de Eliseu. Ele mandou fogo do céu para destruir três batalhões de soldados. E Eliseu, o aluno dele, tinha os mesmos poderes. Poderes para destruir, mas também poderes para curar. No capítulo 4 podemos ler sobre isso; sobre alguns milagres de Eliseu. Observando isso, podemos dizer que Eliseu era um profeta muito especial, com muito poder. Mas aquele poder não era dele mesmo, era Deus quem permitia que Eliseu fizesse aqueles milagres. Eliseu mesmo confessou isso. Ele disse ao povo de Israel que Deus existia, que Ele realmente tinha poder. Ele não era igual a todas as imagens de madeira ou de ferro que as pessoas adoravam naquela época.
A situação parece igual à nossa época. Agora existem muitas religiões. Há pessoas que adoram imagens de Jesus, de Maria, Padre Cícero e ...Para ler mais, clique aqui.