A carta aos Romanos: a nossa Miséria, Salvação e Gratidão

Texto: Domingo 32                             

Leitura: Romanos 3: 9-20 -A nossa miséria

               Romanos 6: 1-14 -A nossa salvação

               Romanos 12: 1-2; 9-21 - A nossa gratidão.

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus,

Hoje vamos falar sobre o Domingo 32. Este Domingo é o início da terceira parte do Catecismo. Talvez vocês possam se lembrar que o nosso catecismo tem três partes.

A primeira parte fala sobre a nossa miséria;

A Segunda parte sobre a nossa salvação;

E a última parte fala sobre a nossa gratidão.

Essa separação em três partes é muito importante para gravar na nossa memória. Isso dá uma estrutura à nossa fé. Uma estrutura bíblica. Porque nós encontramos essa estrutura muitas vezes na bíblia. Por exemplo: na história do povo Israel. Primeiro a miséria deles: a escravidão no Egito; depois a salvação por Deus; e finalmente Deus deu os seus mandamentos para ensinar gratidão. Por isso os 10 mandamentos começam com aquelas palavras bem conhecidas: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”. E existem muitos outros exemplos: os salmos de gratidão por exemplo. Eles sempre falam sobre a miséria, depois sobre a salvação e finalmente sobre a gratidão.

A nossa gratidão é um elemento muito importante em nossa vida com Deus. Podemos dizer: uma vida SEM Deus está cheia de miséria; o homem sem Deus precisa de ajuda; depois Deus chega e dá ajuda: a salvação da miséria e depois começa a vida COM Deus e aquela vida é dominada pela nossa gratidão. GRATIDÃO deve dominar a vida de um cristão. GRATIDÃO é um ingrediente principal da nossa fé. É como o sal na comida; uma comida sem sal não tem sabor.  Assim, a fé sem gratidão não tem sabor.

Então, GRATIDÃO é muito importante, não... Para ler mais, clique aqui.