Venha o teu reino à nossa igreja!
Leitura: Domingo 48B CdH
Texto: Efésios 4, 7-16
Queridos irmãos em Cristo Jesus,
Mais uma vez vamos dar atenção à segunda petição da oração “Pai Nosso”: Venha o teu Reino. Domingo passado já tratamos essa petição pela primeira vez e observamos que essa petição tem vários aspectos. Quando oramos “venha o teu reino”, devemos pensar na obra da regeneração do Espírito de Deus em nossa vida.
Venha o teu Reino! Isso quer dizer: Na minha vida; no meu coração!
Venha o teu Reino! Quer dizer também: em nossa igreja!
Venha o teu Reino! No mundo perverso;
Venha o teu Reino! Até no céu!
São quatro aspectos do reino de Deus. O reino de Deus deve se manifestar:
1) no meu coração;
2) na nossa igreja;
3) no mundo em redor de nós;
4) e até no céu.
Hoje vamos falar sobre o segundo aspecto: venha o teu reino na nossa igreja!
O nosso Catecismo abre os nossos olhos para este aspecto, porque ele diz no seu comentário: “Governa-nos por tua Palavra e por teu Espírito de tal maneira que, cada vez mais, nos submetamos a ti”. Esse é o aspecto particular do reino de Deus. Mas ele fala também sobre o aspecto eclesiástico do reino de Deus, dizendo: “conserva e aumenta tua igreja”.
Prestem atenção que o catecismo diz: “conserva e aumenta a tua igreja”. É bom observar isso. A igreja é de Cristo!! Nós somos de Cristo! O primeiro aspecto já mostra isso. A igreja somos nós! E nós somos ungidos pelo Espírito de Cristo. Isso quer dizer: o Espírito de Cristo habita em nós; somos de Cristo, pertencemos a Cristo.
O Artigo 27 da Confissão Belga fala sobre a igreja e diz: Cremos e confessamos uma só igreja católica ou universal. Ela é uma santa congregação e assembléia dos verdadeiros crentes em Cristo, que esperam toda a sua salvação de Jesus Cristo, lavados pelo seu sangue, santificados e selados pelo Espírito Santo... Para ler mais, clique aqui.