A festa de páscoa e a festa da Santa Ceia.

 

 

Texto: Êxodo 12: 27
Leitura: Êx. 12 & 1 Co. 5: 6-9

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus,

Cristo nos mandou celebrar esta ceia em sua memória. Nesta mesa nós lembramos que nosso Senhor se tornou homem para carregar à ira de Deus e para salvar o seu povo. Já no Antigo Testamento Deus revelou isso; como, por exemplo, em Êxodo 12. Neste capítulo Moisés fala sobre a instituição da Páscoa. A Páscoa é uma festa de vários dias, como a Maceió Fest; uma grande festa.

A Páscoa é uma festa que comemora a libertação de Israel da escravidão. Podemos comparar isso com o dia 12 de Maio, em que o Brasil comemora a abolição da escravidão. A comemoração aqui no Brasil é só por um dia, mas em Israel a festa dura uma semana. A festa começa num sábado e termina no outro sábado. Não é uma festa como o Carnaval aqui no Brasil: com muitas bebidas e imoralidade. Pelo contrário; a festa da Páscoa é uma festa simbólica e por causa disso a Páscoa é uma festa sóbria. A comida é frugal, para mostrar que o objetivo desta festa é comemorar.

O objetivo desta festa não é igual às festas do mundo: comer e beber abundantemente. Não, o objetivo desta festa é ensinar os participantes a respeito da salvação da escravidão de Israel no Egito. O Cordeiro da Páscoa serve para isso; e as ervas amargas que estão na mesa; e também os pães asmos, que devem ser comidos durante todos os sete dias da festa; todos estes elementos têm um sentido simbólico.

As ervas amargas lembravam o povo da época amarga no Egito, a casa da escravidão. Eles sofreram muito ali, mas, agora, Deus os tirou. Uma vida nova começou. Uma vida nova, que começou com uma festa. Para comemorar esta vida...Para ler mais, clique aqui.