A verdade sobre o batismo do Espírito Santo
Texto: Atos 8: 14-17
Leitura: Mateus 13: 1-23
Queridos irmãos,
Atos 8, 14-17, é um texto muito importante! Pois baseado neste texto muitas igrejas pentecostais defendem que o batismo do Espírito Santo é para toda a igreja, e não somente para os primeiros discípulos de Jesus. Mas será que elas têm razão?
Hoje vamos ouvir o que a palavra de Deus diz a respeito do batismo do Espírito Santo neste texto. Eu podia ser bem rápido e dizer: NADA! Sim, NADA! O texto não diz nada sobre o batismo do Espírito Santo como as igrejas pentecostais pensam.
Já posso ver que alguns irmãos se surpreendem sobre isso, então devo dizer mais do que somente NADA. Então, vamos observar a Palavra de Deus mais cuidadosamente. Mas deixa me dizer logo alguma coisa: o texto não é fácil, então precisa da sua atenção!
A primeira coisa que devemos fazer é nos livrar de todos os pressupostos! Sim, todos os pressupostos, pois existem várias ideias pressupostas a respeito deste texto. Um dos pressupostos é que o povo de Samaria aceitou a palavra de Deus e recebeu o Espírito Santo; consequentemente as igrejas pentecostais usam este texto para falar sobre o batismo do espírito Santo, que vem depois do batismo; elas enfatizam a diferença entre a fé E o batismo do Espírito Santo.
A igreja de Roma usa este texto duma maneira similar, mas em vez de falar sobre o batismo do Espírito Santo, ela fala sobre a crisma. Ela usa este texto para mostrar que existe uma diferença entre o batismo e a crisma.
Agora, ambos têm o pressuposto de que os Samaritanos eram verdadeiros crentes. Mas será que isso é a verdade? Os Samaritanos eram verdadeiros crentes?...Para ler mais, clique aqui.