Deus controla o poder da língua pelo 9º mandamento

Texto: Domingo 43               

Leitura: Tiago 3, 1-12

Irmãos,

Hoje vamos falar sobre o nono mandamento: Não falarás falso testemunho contra o teu próximo. Neste mandamento Deus fala sobre o abuso da palavra. Pelas nossas palavras podemos magoar o nosso próximo. Jogar palavras venenosas pode causar mais dor do que jogar pedras. A palavra pode ser uma faca afiada.  A palavra é uma arma poderosa. Quem não sabe disso? A vida mostra isso e a bíblia também!

Tiago escreveu na sua carta sobre o poder da palavra e sobre a força da língua, que ajuda formular as palavras.  “A língua é um mal incontido, está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e também com ela amaldiçoamos os homens. Da mesma boca procedem bênção e maldição”. A nossa língua, podemos usá-la de duas maneiras: para o bem e para o mal. Assim fala também o catecismo.

DEUS CONTROLA A FORÇA DA LÍNGUA PELO NONO MANDAMENTO.

  • Ele proíbe o mau uso da nossa língua;
  • Ele exige o bom uso da nossa língua;

 

DEUS PROÍBE O MAU USO DA NOSSA LÍNGUA.

O apóstolo Tiago nos ensina por meio de dois exemplos que grande é o poder da língua. Há dois exemplos patentes, que são pegos da vida de cada dia. Primeiramente, o exemplo do cavalo. Podemos usar um cavalo para andar. Mas para fazer isso, temos que ter a possibilidade de dirigir o cavalo. Como dirigir este animal? Para fazer isso, um cabresto deve ser posto na boca do cavalo. O cabresto está ligado com as rédeas. E com as rédeas o cavaleiro pode controlar e dirigir o cavalo. Dar uma puxadinha para esquerda e o cavalo anda para esquerda. Dessa maneira podemos lhe mostrar a nossa vontade de dirigir. Tiago estava pensando nisso, quando ele disse: “Quando pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, conseguimos dirigir todo o seu corpo”.  Tiago quer dizer: quem pode controlar a boca do cavalo, pode controlar todo o... Para ler mais, clique aqui.