Deus nos dá a benção do quinto mandamento.

Leitura: Domingo 39 CdH

Texto: Efésios 6, 1-4

 

Amados irmãos,

Queridos pais, mães e filhos!

Hoje eu me aproximarei da sua casa, porque a pregação é sobre o quinto mandamento, que diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”. Então, talvez o pai autoritário e a mãe fraca recostem-se e pensem: hoje o sermão é para a nossa filha rebelde. E talvez a maioria dos jovens pensem: eita, já sei, com certeza o pastor vai dizer que devemos obedecer aos nossos pais. Já conheço esse tipo de sermão, posso cochilar hoje.

Na verdade, existe uma discussão sobre esta questão: para quem é o quinto mandamento? Uns dizem: para os pais; outros dizem: para os filhos! Porém, EU digo a vocês: para os dois! Tanto para os pais, como também para os filhos. Quem me ensinou isso foi o apóstolo Paulo. Prestem atenção no que ele escreveu aos Efésios (Ef 6, 1-4):

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo; honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”.

Paulo tinha acabado de falar sobre o casamento na parte anterior, e, agora, falando sobre o quinto mandamento, ele tem uma mensagem tanto para os filhos como também para os pais. Ele aponta as obrigações do quinto mandamento, mas fala também sobre a promessa do quinto mandamento. Infelizmente, nosso catecismo não fala sobre isso. Digo “infelizmente”, porque a promessa é indispensável. A promessa nos mostra a benção do quinto mandamento. Quero explicar isso...Para ler mais, clique aqui.