Domingo 3 – Comentário

 

Domingo 3

 

A) O texto do catecismo

 

Domingo  3

Pergunta  6.  Mas Deus criou o homem tão mau e perverso?

Resposta:  Não, Deus criou o homem bom e à sua imagem, isto é, em verdadeira justiça e santidade,  para conhecer corretamente a Deus,  seu Criador, amá-lo de todo o coração, e viver com Ele em eterna felicidade,  para louvá-lo e glorificá-lo.

 

Pergunta  7.  De onde vem, então, essa natureza corrompida do homem?

Resposta:  Da queda e desobediência dos nossos primeiros pais, Adão e Eva, no paraíso.

Ali, nossa natureza tornou-se tão envenenada, que todos nós somos concebidos e nascidos em pecado.

 

Pergunta 8.  Mas somos tão corrompidos que não conseguimos fazer bem algum e somos inclinados para todo o mal?

Resposta:  Somos sim, se não nascermos de novo pelo Espírito de Deus.

 

B) A Introdução;

Este domingo é muito pesado, quando analisamos o seu conteúdo. Há três respostas que tocam tópicos profundos da doutrina da igreja. A primeira resposta (R. 6) fala sobre a criação do homem de acordo com a imagem de Deus (que já é um tópico bem discutido); a segunda resposta (R. 7) fala sobre a queda do homem no paraíso; e a terceira resposta (R. 8) toca a doutrina do pecado original, que se estendeu a todos os homens; e ela explica a incapacidade total do homem de fazer bem algum; e além disso fala também sobre a necessidade da regeneração.

É impossível tratar todos estes assuntos em um só sermão de tal maneira que todas as partes serão bem elaboradas. O sermão ficaria muito pesado e muito longo.

Por outro lado devemos dizer que não seria aconselhável dividir este domingo em duas ou três partes, porque este domingo não fala principalmente sobre a criação do homem de acordo com a imagem de Deus, mas sobre as origens da nossa miséria.  Toda ênfase deve cair nessa questão: de onde veio o mal e como isso nos afeta?

Isso não quer dizer que o pregador não pode falar sobre a criação do homem de acordo com a imagem de Deus. Isso pode sim, mas sempre no contexto da nossa miséria e não para pregar sobre a criação do homem em si.  Quem quer pregar sobre a criação, deve fazer isso quando chega ao Domingo 9. Ali terá a oportunidade de falar sobre a imagem de Deus, porque a imagem de Deus se manifesta em nós, quando somos regenerados para serem filhos de Deus.  O homem perdeu esta imagem e este...Para ler mais, clique aqui.