Isaías profetiza sobre a perseverança dos santos
T. Isaías 49, 16
L. Isaías 49, 1-21 S. 5: 1.2.3 +5 ; Salmo 137 ; Salmo 22
Queridos irmãos e irmãs,
A Perseverança dos Santos é um assunto muito importante. As igrejas reformadas consideram esse assunto muito importante. Foi um dos assuntos mais importantes dos que foram tratados pelo Sínodo de Dordt, que aconteceu 400 anos atrás. Nessa doutrina se encontra o coração da doutrina da Salvação!! A Bíblia nos ensina que Deus cuida do seu povo; Ele preserva os seus santos e por causa disso podemos falar sobre a Perseverança dos Santos! Isso acontece graças a Deus!
O profeta Isaías falou sobre isso no capítulo 49,16, e disse: “Eis que te gravei nas palmas da minha mão, os teus muros estão continuamente diante de mim”. Essa é a resposta do profeta Isaías ao povo. O povo estava triste e numa depressão. Jerusalém tinha sido destruída: a cidade se tornou uma ruína e os habitantes foram exilados e transportados para Babilônia. Eles estavam reclamando, e disseram (vs 14): “Iahweh me abandonou; o Senhor se esqueceu de mim!” Então, o povo não acreditava mais no poder e na preservação de Deus! Foi naquela situação que Isaías consolou os irmãos e profetizou sobre a preservação dos Santos. Vamos prestar atenção à mensagem dele.
ISAÍAS PROFETIZOU SOBRE A PRESERVAÇÃO DOS SANTOS
- A LAMENTAÇÃO DO POVO DE DEUS;
- A LÓGICA MATERNA DE DEUS;
- A PROMESSA DAS PALMAS.
-
A Lamentação do povo de Deus.
Como já disse, o povo de Deus estava longe de Jerusalém. Jerusalém foi destruída e o povo foi deportado para Babilônia. O Salmo 137 nos oferece uma impressão da situação do povo.
“À beira dos canais de Babilônia nos sentamos, e choramos com saudades de Sião;
Nos salgueiros que ali estavam penduramos nossas harpas.
Lá, os que nos exilaram pediam canções,
Nossos raptores queriam alegria: Cantai-nos um canto de Sião!”.... Para ler mais, clique aqui.