Não podemos entender a trindade, mas devemos crer

 

T: João 1, 18

L: Domingo 8 CdH H. 24

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus,

 

Acabamos de ler os artigos 8 e 9 da nossa Confissão Belga. Esses artigos falam sobre a Trindade de Deus: um só Deus, três pessoas. Artigo oito nos ensina que devemos tomar cuidado quando falamos sobre a trindade; e art. 9 nos ensina o testemunho das Escrituras sobre a trindade. Os dois artigos juntos já servem como um sermão. Então, o que ainda posso dizer para completar as palavras da nossa confissão?

Devemos saber mais sobre Deus? Podemos saber mais sobre Ele? A própria confissão diz: E, embora essa doutrina ultrapasse o entendimento humano, cremos nela baseados na Palavra e esperamos desfrutar de seu pleno conhecimento e fruto no céu.

Prestem atenção nisso, irmãos: essa doutrina ultrapassa o entendimento humano! É bom observar isso! Nós podemos observar as coisas deste mundo e tentar analisá-las, tentar entender como elas funcionam, mas o nosso Deus não é um objeto que podemos observar e analisar. Ninguém jamais viu a Deus, o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou, disse João. Nós não podemos comparar Deus com ninguém.

O profeta Isaías disse: “Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele? Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável!”

“Deus é grande e não o podemos compreender, disse Eliú a Jó (Jó 36,26). Deus ultrapassa o entendimento humano. Ele é sempre maior. Ele é Deus.

Isso não quer dizer que é impossível conhecer Deus, mas o nosso conhecimento tem limites. O nosso conhecimento é um dom de Deus. O nosso conhecimento é baseado na Revelação de Deus. Deus só pode ser conhecido por Deus mesmo. O nosso conhecimento vem...Para ler mais, clique aqui.