O amor de Deus; preparação para a Santa Ceia
Texto: Oséias 11: 1-9
Leitura: Romanos 8: 31 até 9: 16
Queridos irmãos em Jesus Cristo,
A palavra de Deus que vamos ouvir não é somente uma boa palavra para todos os pais e filhos, mas para toda a congregação. Esta palavra pode ser usada para mostrar como devemos amar os nossos filhos e como devemos respeitar os nossos pais. Mas, também, esta palavra nos mostra como Deus é o nosso Pai. E assim Ele é um exemplo para todos os pais. Mas essa não é a mensagem principal. Em primeiro lugar vamos falar sobre o Amor de Deus, pois essa é a mensagem principal deste texto. O Amor de Deus, o nosso Pai Celestial.
E assim o nosso texto tem uma forte conexão com Salmo 103.
“O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno;
Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira.
Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. Pois quanto o céu se alteia em cima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem”.
Sabemos que este Salmo está ligado com a celebração da Santa Ceia. Na semana que vem vamos celebrar a Santa Ceia. Vamos nos preparar para isso! E por causa disso queria pregar este texto, que fala especialmente sobre o amor de Deus.
O amor do nosso Pai celeste prevalece apesar da afronta dos seus filhos
Deus: um Pai misericordioso
Em vários lugares do Antigo Testamento Deus é chamado de ‘Pai’. O capítulo 11 de Oséias é talvez o testemunho mais forte disso. Fica muito claro, em tudo, que Deus é Pai. E que Pai ele é! Ele é um Pai que ama, um Pai que ama além do nosso entendimento. Olhando as colocações do profeta Oséias dá para sentir que Deus é um Pai paciente, carinhoso e amoroso. Ainda quando o seu filho era criança, Deus o amou (Oséias 11: 1).
Esse filho é o seu povo, o qual ele chama carinhosamente, em Oséias 11: 7: “o meu povo”. O povo de Israel é o povo escolhido e chamado por Deus, o povo da aliança (Oséias 11: 1). Deus chamou seu povo do Egito, para tirá-lo da escravidão e para pô-lo em ... Para ler mais, clique aqui.