O papel da mulher na igreja
Texto: 1 Timóteo 2: 11-13
Leitura: 1 Cor. 14: 26-39
Queridos irmãos em Jesus Cristo, queridas irmãs em Jesus Cristo,
Hoje vamos falar sobre um texto que sempre deu e ainda dá muitas discussões. Este texto dá uma regra básica em relação aos ofícios na igreja. Falando sobre as mulheres, Paulo diz: “A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”.
Estas palavras são palavras claras, não são, irmãos? Paulo fala claramente sobre a posição das mulheres na igreja. Elas devem estar em silêncio. Muitos homens já louvaram Paulo por causa dessas palavras, e ainda mais pessoas o maldisseram. Ele seria antifeminista, ele teria odiado as mulheres. Ele era judeu demais, e por causa disso ele teria dito essas palavras. (Etc, etc). Muitas pessoas se zangavam por causa dessas palavras. Muitas mulheres que queriam ser líderes, presbíteros ou pastoras na igreja, criticaram Paulo e concluíram que ele não prestava. Enquanto muitos homens usaram essas palavras para defender o púlpito contra o avanço das mulheres que queriam falar e ensinar publicamente na igreja, dizendo: a mulher não pode pregar. Pois Paulo disse: “A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade como o homem; esteja, porém em silêncio.”.
Então, parece que Paulo é um machista que diz “cala boca, mulher!”. Assim, as palavras de Paulo parecem duras, ditas com um coração duro, sem amor. Mas não é assim. Quem pensa assim não entende ou não quer entender Paulo. Devemos estudar essas palavras cuidadosamente para entender o que o...Para ler mais, clique aqui.