O sistema de governo do povo de Deus
Texto: Êxodo 3, 16-18
Leitura: Números 1
Queridos irmãos em Jesus Cristo,
Quem quiser falar sobre a liderança do povo de Deus deverá ter cuidado em não dizer que havia apenas um tipo de governo que estava conforme a vontade de Deus. Na história da igreja já houve várias tentativas de se provar isso. Pensando sobre o governo da igreja, as pessoas defendiam vários sistemas de governo: fulano defendia o sistema hierárquico da igreja de Roma, beltrano defendia o sistema presbiteriano, e sicrano, o sistema presbiterial das igrejas reformadas, e houve ainda outras pessoas que defendiam o sistema congregacional das igrejas independentes.
A história das igrejas nos mostra uma grande variedade de sistemas de governo. Este conhecimento já deve deixar uma pessoa cautelosa quando ela quiser pregar sobre a liderança na igreja. E ela fica ainda mais cautelosa quando abre a bíblia para ver como o povo de Deus foi governado durante muitos séculos, pois houve uma evolução natural no governo.
- A primeira fase foi o sistema familiar com o pai, que era o cabeça da família;
- A segunda fase foi o sistema familiar com os pais, que se tornaram os anciãos;
- A terceira fase foi o sistema familiar com os anciãos, embaixo da liderança de um líder.
A primeira fase começou no Paraíso, com a criação do homem. Deus mesmo colocou uma estrutura na criação e na vida familiar, para que tudo fosse feito numa boa ordem. O apóstolo Paulo falou sobre isso em sua primeira carta a Timóteo (2,12), quando ele disse: “E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva”. A ordem na criação - primeiro Adão, depois Eva – significa também uma ordem na casa: - primeiro o...Para ler mais, clique aqui.