Leitura: 1 Coríntios 12, 12-26

Texto: Romanos 14, 1-7

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus,

Quem conhece a história da Igreja sabe que os costumes do povo de Deus na época do AT eram diferentes do que os costumes da igreja no NT. A prática da igreja cristã em um país era diferente do que os costumes da igreja cristã em outro país. Muitas vezes as mudanças foram discutidas na igreja. O estilo de vida no dia do domingo é um assunto que sempre recebeu muita atenção. Várias perguntas podem surgir: Podemos trabalhar no dia do domingo? Podemos fazer compras no dia do domingo? O dia de domingo é igual ao dia do sábado dos Judeus? Existem irmãos que aplicam as leis rigorosas do Antigo Testamento a respeito do sábado em sua vida, e eles observam com muita preocupação aqueles irmãos que agem com menos rigor e quase não observam nenhuma diferença entre o dia de domingo e os outros dias da semana. Então, há irmãos que fazem uma distinção entre os sete dias da semana; e existem irmãos que não fazem uma grande distinção entre o dia de domingo e os outros dias.

Nesse tipo de discussão, muitas vezes, o texto de Romanos 14 é mencionado. Este texto fala também sobre certas diferenças que existiam entre os irmãos da igreja. O Capítulo inteiro fala sobre uns quatro assuntos sobre os quais existia uma diferença de opinião: houve uma discussão sobre a alimentação pura e impura; existia uma outra discussão sobre a necessidade de se abster de comer carne; e mais uma discussão sobre a questão do poder tomar vinho; e houve uma discussão sobre os dias da semana: se existia uma diferença entre os dias, sim ou não.

Então, existiam dois grupos no meio da congregação: um grupo é muito conservador, e o outro grupo é mais liberal. Um grupo só comia legumes e se abstinha de comer carne, enquanto o outro grupo não tinha nenhum problema comendo carne. Um grupo era muito rigoroso e não bebia vinho, mas o outro grupo não tinha problemas com isso. Um grupo queria se abster das coisas do mundo, mas ... Para ler mais, clique aqui.