Os policiais entregaram a mulher adúltera nos braços do bom-pastor

Texto: João 8: 2-10                          

Leitura: Jeremias 17: 1-13                 

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus,

 

Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra! Um dito de Jesus, que às vezes é usado de uma maneira errada pelas pessoas. Elas usam no seguinte sentido: Não julgues a ninguém. Pois quem é sem pecado?!

Algumas pessoas usam este texto quando um presbítero ou pastor vai discipliná-las. Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra! Então, irmão! Cala boca. Não julgues. Pois somos todos pecadores. Assim elas dizem.

Então, a mensagem deste texto seria mais ou menos assim: Cale a boca. Não julgues a ninguém! Mas isso é verdade, irmãos? Jesus quer impor silêncio?

É bom ler este texto cuidadosamente.

Jesus chegou ao templo para ensinar o povo. Uma grande multidão. De repente um grupo de fariseus entra na praça com muito barulho. Eles andam na direção de Jesus e puxam e empurram uma mulher. Chegando perto dele, eles a empurram para frente, no meio do círculo. E eles começam a falar e explicam a situação (Jo. 8: 4 e 5).

Jesus disse nada, ficou calado. E ficou um grande silêncio no meio das pessoas. Um silêncio forte. Um silêncio pesado. Como numa conversa, que uma pessoa faz uma pergunta sensível. Ou quando uma pessoa ataca uma outra pessoa no meio de um grupo. A mesma coisa acontece aqui. Pois a pergunta dos fariseus é uma pergunta insidiosa. É um ataque do lado dos fariseus.

Podemos ver isso. Não é um pedido de um conselho numa situação complicada. Os fariseus não estavam numa situação em que não sabiam o que fazer com esta mulher. O caso é completamente claro. A mulher foi surpreendida em adultério. Pegaram-na em flagrante. Não...Para ler mais, clique aqui.