Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes?

Leitura: Domingo 20

Texto: Atos 19, 1-7

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus,

Quando nós comparamos o nosso catecismo com as escrituras, nós notamos que este fala de um modo geral sobre o dom do Espírito Santo. Qualquer crente nas Igrejas Reformadas confessa o seguinte a respeito do Espírito Santo:  Creio que ele foi dado também a mim. Por uma verdadeira fé, ele me torna participante de Cristo e de todos os seus benefícios. Ele me fortalece e fica comigo para sempre.

Essa ideia se baseia numa pergunta que Paulo fez quando encontrou alguns discípulos na cidade de Éfeso. Ele lhes perguntou: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes?  Essa pergunta dá a impressão de que qualquer crente deve receber a experiência do poder do Espírito Santo quando começa a crer em Jesus. Se, naquela época, o Espírito Santo só era dado a algumas pessoas, porque o apóstolo conecta o dom do Espírito Santo com a fé, que é dada a todos os crentes?

Então, baseando-me no testemunho do Catecismo, e ainda mais no testemunho do texto da Bíblia que encontramos em Atos 19, eu posso perguntar a todos vocês: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Todos nós confessamos, de acordo com o catecismo: Creio, sim, que ele foi dado também a mim.

Mas a questão é: como? Você sabe? Já falou em línguas? Será que você deve falar em línguas como os doze discípulos de Paulo falaram? Muitas perguntas! Vamos ficar com a pergunta principal: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Antes de responder esta pergunta, quero dizer algumas coisas sobre ela:

  • Sobre o contexto dessa pergunta;

  • Sobre o conteúdo dessa pergunta;

  • Sobre a resposta a essa pergunta;

Vamos, primeiro, observar o contexto dessa pergunta.

O contexto dessa pergunta é a obra missionária do nosso Senhor Jesus Cristo. Antes de subir ao céu, Jesus deu seu mandato missionário aos seus apóstolos e lhes deu uma promessa (Atos 1,8), dizendo: recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas...Para ler mais, clique aqui.