Tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros

Texto: Marcos 9, 49-50

Leitura: Mateus 5,13-16 e Mc. 9, 33-50

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus,

Vós sois o sal da terra!”, disse Jesus aos seus discípulos! “Vós sois a luz do mundo!”.

Não existem palavras que expressam melhor o importante papel dos cristãos neste mundo! Nós somos o sal DA TERRA; e a luz DO MUNDO! Cristo Jesus teve uma grande expectativa pensando no papel da sua igreja aqui na terra; mas ele também disse: ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para ser lançado fora, ser pisado pelos homens! Isso é um aviso. Tenha cuidado que isso não aconteça! Vós sois o sal da terra!

Jesus disse isso no início das suas aulas. E num certo momento ele repetiu essa mensagem. Exatamente num momento em que o sal começou a ser insípido. Ele repetiu a sua mensagem quando ouviu que os seus discípulos estavam discutindo a questão: quem deles era o maior!

Jesus reagiu logo e parece que queria lhes dizer: eu não disse? Ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para lançado fora, ser pisado pelos homens! Então, Tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros! Essa é a mensagem para todos os discípulos de Jesus. Tanto para os antigos, como também para nós, hoje. Eu lhes prego a palavra de Deus, que diz:

 

TENDE SAL EM VÓS MESMOS E PAZ UNS COM OS OUTROS!

  1. O contexto dessa exortação;
  2. O significado dessa exortação;
  3. A atualidade dessa exortação.

 

  • O Contexto dessa exortação

Em primeiro lugar observaremos o contexto maior, irmãos:

O nosso texto faz parte de uma lista de tarefas de casa para os alunos de Jesus.

Prestem atenção: cada vez que Jesus anunciou a sua morte, ele deu uma lista de tarefas de casa aos seus discípulos. Uma lista que eles deviam cumprir em sua ausência. Cristo ensinou os seus discípulos a segui-lo de tal maneira que eles podiam apresentá-lo às pessoas enquanto Ele mesmo não estivesse presente. Então essas dicas são as últimas palavras do Mestre aos seus alunos.

O primeiro anúncio foi feito em Mc. 8,31-33, e logo depois Jesus explicou aos discípulos como devem segui-lo (8,34-9,1), dizendo: “tome a sua cruz e siga-me”. Assim é a vida cristã: sofrer e ter uma vida santa neste mundo;

O segundo anúncio foi feito em Mc. 9,30-32, e logo depois seguiam ...Para ler mais, clique aqui.