A perfeição não é atingida nesta vida.

 

T: Domingo 44B CdH

L: 1 João 3, 1-10

 

Irmãos,

 

Há um tipo de homem que chamamos de perfeccionista. É um homem que quer fazer TUDO perfeitamente. Um homem que não pode ver alguns defeitos em seu trabalho. Ele se sente desconfortável com esses defeitos. TODO o seu trabalho deve ser perfeito. Até os pequenos detalhes. São pessoas exigentes. Consigo mesmas e também com os outros. Eles estão sempre controlando o trabalho dos outros e criticando se houver defeitos.

Encontramos tais pessoas no mundo, mas as encontramos também na igreja. E há igrejas que estão dizendo que o homem deve se esforçar para ser perfeito (isso não é errado), mas elas dizem também (e isso é errado) que o homem pode atingir um estado de perfeição, aqui na terra, durante ESTA vida. Há pessoas neste mundo que estão dizendo que venceram o pecado e que elas não pecam mais; eles se acham perfeitos. E por isso se referem a 1 João 3:9: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”.

João fala sobre os renascidos. Os regenerados. Pedro disse aos membros das congregações (1 Pe. 1, 23): “Fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” Os renascidos são as pessoas que creem em Deus. Eles foram renascidos pelo Espírito de Deus (João 3, 5-6); eles foram chamados das trevas para a luz; da morte para a vida.

A regeneração é o dom de Deus; é a obra imediata, sobrenatural do Espírito Santo, realizada em nós. Seu efeito é fazer com que nós, da morte espiritual, passemos à vida espiritual. Isso muda a disposição de nossa alma, inclinando nosso coração para Deus. O fruto da regeneração é a fé. Uma fé viva. Uma fé com obediência; uma fé com amor...Para ler mais, clique aqui.