Jesus é o nosso supremo profeta, Sumo-Sacerdote, e eterno Rei
Domingo 12 CdH
P. 31(a.): O nome “Cristo” significa “Ungido”. Por que Jesus tem também esse nome?
R. : Porque ele foi ordenado por Deus pai e ungido com o Espírito Santo para ser nosso supremo Profeta e Mestre, nosso único sumo sacerdote e nosso eterno Rei.
Como Profeta, ele nos revelou plenamente o plano de Deus para nossa salvação.
Como sumo sacerdote, ele nos resgatou pelo único sacrifício de seu corpo e continuamente, intercede por nós junto ao Pai.
Como Rei, ele governa por sua Palavra e Espírito e nos protege e guarda na salvação que conquistou para nós.
Leitura: Lucas 4, 16-30
Irmãos,
Nos últimos domingos explicamos o Credo Apostólico. Especialmente essa parte: creio em Jesus Cristo. Na última vez falamos sobre o primeiro nome de nosso Senhor. Porque ele se chama JESUS? Vimos que esse nome o caracteriza. Jesus quer dizer: SALVADOR. Jesus é: O Salvador. O nome dele revela o segredo da sua vida: ele nasceu para nos salvar. O nome dele já conta uma história.
Então, devemos prestar atenção cuidadosamente aos detalhes e aos nomes do Senhor. Cada nome conta uma história. É como uma pessoa que recebe um apelido, por exemplo; sabemos que algumas pessoas gostam de apelidar outras, e elas dão tal apelido para uma pessoa por que ela tem tal característica ou contém uma história; [procure um exemplo]. Assim cada apelido tem uma história para contar. O mesmo acontece com o nome de Cristo. O que o nome dele quer nos dizer? Para explicar isso devemos falar sobre a vida de Jesus.
A primeira vez que Jesus pregou foi na cidade dos seus pais: Nazaré. Quem não se lembra do seu primeiro sermão; da sua primeira redação, do seu primeiro emprego? Ninguém se esquece disso. Tenho certeza de que cada pastor... Para ler mais, clique aqui.