Os dons e o chamado de Moisés
Texto: Ex. 2, 11-22
Leitura: Atos 7, 23-29
Hebr. 11, 24-27
Queridos irmãos em Jesus Cristo,
Acabamos de ler uns trechos da Bíblia; e neles recebemos um testemunho sobre Moisés. Lemos estas partes e agora me pergunto: qual é a sua opinião sobre ele? O que você acha dele? Imagine que ele estivesse nomeado para ser presbítero; você ia escolhê-lo?
Esse homem assassinou uma pessoa. Ele quer controlar tudo; ele é covarde e foi casado com uma mulher incrédula. São uns detalhes que chamam a atenção, lendo Êxodo 2. Uns pequenos detalhes que nos deixam com grandes dúvidas. Estas dúvidas diminuem lendo os outros textos sobre Moisés, que encontramos em Atos 7 e em Hebreus 11. Estes textos falam positivamente sobre ele. Isso deixa Êxodo 2 um pouco complicado. O que o Senhor quer nos ensinar? Qual é o mensagem de Êxodo 2?
Bom, irmãos, vamos descobrir a mensagem do texto, se prestarmos atenção ao contexto. O livro de Êxodo fala sobre o êxodo de Israel; sobre a salvação de Israel. No capítulo 1 se fala sobre a miséria do povo no Egito; e na primeira parte do capítulo 2 se fala sobre o nascimento de Moisés, o salvador do futuro. Então a salvação está perto. Só é uma questão de tempo. A grande pergunta é: quanto tempo ainda falta? Quem decide isso: Moisés ou Deus?
DEUS ENSINOU A MOISÉS QUE SALVARÁ ISRAEL NO SEU TEMPO
- Moisés já recebeu os DONS de Deus;
- Moisés ainda não recebeu O CHAMADO de Deus;
Como devemos avaliar a vida de Moisés, irmãos? Ele era crente? Sim ou não? O autor do livro aos Hebreus não tem nenhuma dúvida: Ele era crente! Ele agiu como seus pais, Abrão, Isaque e Jacó: com a mesma confiança em Deus. Pois a Bíblia diz:
“Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser...Para ler mais, clique aqui.