A importância da aliança: a benção e a maldição da Aliança
Texto: Êxodo 4: 18-26
Leitura: Gen. 17: 1-4 & Hebr. 10: 26-39
Queridos irmãos de Jesus Cristo,
O texto que escolhi hoje é um pouco esquisito. O que acontece é estranho: O Senhor apresenta-se de uma maneira rigorosa e inesperada. É a primeira vez que vimos o Senhor com raiva. Pronto para matar Moisés.
Lendo o contexto, a situação fica ainda mais complicada. Pois o que aconteceu? Em Êxodo 3 lemos como Deus chamou Moisés para libertar Israel. Deus chamou a sua atenção pela sarça, que estava queimando. A sarça estava queimando, mas não era consumida. O fogo continuou aceso e não cessava. Moisés viu isso e, quando ele se aproximou, ele descobriu que o Senhor estava ali: o Deus de Abraão.
O Senhor lhe contou que tinha visto a miséria de Israel no Egito e queria ajudá-los. Ele ia libertá-los e Moisés foi escolhido para fazer isso. Ele devia visitar o Faraó e pedir a liberdade de Israel. Moisés não queria, mas Deus insistiu. Ele deixa bem claro que ele não estaria sozinho. Deus irá com ele. Será o seu aliado, dará poder a Moisés para fazer grandes milagres e vai o ajudar no falar. Moisés recebeu todo apoio de Deus. Então, finalmente, Moisés concordou. Ele se preparou para viajar; junto com a sua família: a sua mulher e os seus filhos. Esta viagem é perigosa; mas Deus vai com Moisés. Ele irá protegê-lo; é o seu aliado fiel.
Então, Moisés viajou todo dia; até à noite. Pois, durante a noite, ele não podia viajar devido à escuridão. Então ele parava para dormir. Mas o que aconteceu? Uma coisa horrível aconteceu, irmãos. Enquanto ele estava dormindo, chegou o seu grande amigo, o seu poderoso aliado, o seu Senhor… e ele o atacou …Para ler mais, clique aqui.