Abraão e Sara descobriram quem é o verdadeiro Abimeleque.
T: Gênesis 20
L: Gênesis 18, 1-15
Queridos irmãos em Cristo Jesus,
Existe uma expressão que diz: até mesmo um burro não se machuca duas vezes na mesma pedra. Pensei nessa expressão quando li o que aconteceu em Gênesis 20. A história de Abrão aqui parece muito com a história encontrada em Gênesis 12. Abrão foi para o Egito, ele mentiu sobre Sarai, o Faraó a levou para sua casa, Deus o castigou e ele descobriu que Sarai era a esposa de Abrão. Isso aconteceu em Gênesis 12, e a mesma coisa acontece aqui em Gênesis 20. Abrão parece pior do que um burro, porque “até mesmo um burro não se machuca duas vezes na mesma pedra.
Mas depois fiquei pensando: não é assim. Abrão não se machucou duas vezes na mesma pedra. Na primeira vez ele estava no Egito, e mentiu contra o Faraó. Mas agora a situação é diferente. Não é contra o Faraó, mas contra Abimeleque, o rei dos Filisteus. O lugar é diferente: Abrão não está mais no Egito, mas em Gerar; o tempo é diferente: há uma diferença de 25 anos entre as duas histórias; a situação é diferente: Abrão e Sarai são mais velhos. Tudo é diferente. Quer dizer: não tudo! Quem não mudou foi o Senhor!! Ele reagiu da mesma maneira. O Senhor é fiel. É bom observar isso, irmãos. O Senhor é fiel. Podemos confiar nele. Ele é a rocha da nossa salvação.
As outras personagens não são bons exemplos para nós. Nenhum deles. Que pensar de Abrão, que entregou a mulher da sua vida, Sarai, nas mãos de um homem que ele apenas conhecia? E que pensar desse rei Abimeleque? O que ele quer com uma mulher de 90 anos? E Sara, a coitada! O que devemos pensar dela? Ela parece uma bolinha de pingue-pongue, que é jogada de um ... Para ler mais, clique aqui.