Cristo santificou todos os dias da semana, mas especialmente o dia de Domingo.

 

 

T: Vários textos

L: Domingo 38 CdH

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus,

Hoje de manhã falaremos sobre o quarto mandamento. O quarto mandamento fala sobre o dia do sábado. O povo de Israel devia guardar o dia do sábado.

Lemos também Colossenses 2, e ali Paulo nos diz que o sábado é uma sombra do que havia de vir. O sábado faz parte do ANTIGO testamento, e não do NOVO testamento. O sábado era uma sombra, e a realidade é Cristo Jesus. Cristo é o Senhor do sábado e de todos os dias da semana. Cristo santificou o dia do sábado e todos os dias da semana. O povo de Deus deve servir a Deus em TODOS OS DIAS da semana. Todos os dias são santos para nós. Então, o dia do sábado faz parte do ANTIGO testamento; naquela época tinha um só dia santo. No NOVO testamento, temos sete dias santos.

Agora, uma pessoa pode se perguntar: então, por que a igreja Cristã se reúne no primeiro dia da semana: no domingo? O domingo não chegou no lugar do sábado? Muitas pessoas pensam nisso, mas a resposta é: não! Não, irmãos, o domingo não chegou no lugar do sábado. Em vez de ter UM DIA SANTO, como Israel tinha no AT, nós temos SETE DIAS SANTOS. Cristo santificou TODOS OS DIAS DA SEMANA.

Agora, fica a pergunta: por que a Igreja Cristã se reúne no dia de domingo? Vamos abrir a palavra de Deus para receber uma resposta sobre esta pergunta. Vamos descobrir que:

 

CRISTO SANTIFICOU TODOS OS DIAS DA SEMANA, MAS ESPECIALMENTE O DIA DO DOMINGO.

 

Sim, irmãos, foi Cristo Jesus, o Senhor não somente do Sábado, mas de toda a semana, que santificou o dia de domingo. Cristo fez isso através da sua ressurreição. Sabemos que Cristo morreu na cruz na sexta-feira, e ele estava no sepulcro no dia do sábado. O corpo dele estava descansando. Mas ele acordou no primeiro dia da semana; ele foi ressuscitado no primeiro dia: no dia do domingo.

O Evangelho de João mostra isso claramente. Com certa ênfase, João diz, em João 20, 1: “No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro, de madrugada, quando ainda estava escuro”. Foi naquele mesmo dia que as mulheres descobriram que o corpo não estava mais no sepulcro, mas que Jesus foi ressuscitado.

Jesus acordou para começar o seu trabalho. O dia de domingo não era um dia de descanso, mas um dia de trabalho. Um trabalho santo. O trabalho do Pastor, porque Jesus Cristo fez muitas visitas aquele dia para consolar os discípulos, para exortá-los, para buscá-los e para reuni-los. O rebanho estava espalhado em todo canto, mas Cristo chegou para reuni-los novamente. E, no final do dia, quase todos estavam reunidos numa casa, e naquele momento Jesus chegou e se reuniu com eles. Foi o primeiro culto.

João diz o seguinte (20, 19-23): “À tarde desse mesmo dia, o primeiro dia da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos Judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: “A paz esteja convosco!”.

Isso era o início do culto! O sermão foi curto. “Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, ficaram cheios de alegria por verem o Senhor. Ele lhes disse de novo: “A paz esteja convosco!....Para ler mais, clique aqui.