As primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus Cristo
Texto: Marcos 16: 1-8
Leitura: Marcos 15: 40 – 16
As primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus Cristo.
Queridos irmãos em Cristo Jesus,
O final do evangelho de Marcos é uma história estranha. Há alguns detalhes estranhos. Nós vemos isso quando prestamos atenção à posição das mulheres nessa história. Uma posição estranha. Se fossemos descrever brevemente, seria mais ou menos assim: Elas observaram tudo e não disseram nada. Quem ler os últimos capítulos regularmente encontrará algumas mulheres caladas. Isso já começa no capitulo 15. Lá Marcos fala sobre a morte de Jesus na cruz e, finalmente, ele disse:
“Alguma mulheres estavam olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé. Na Galileia estas mulheres tinham-no seguido e servido. Estavam ali também muitas outras mulheres que tinham subido com ele para Jerusalém.”
Então, Marcos tira a nossa atenção para um grande grupo de mulheres, que estavam longe da cruz, olhando... Só olhando... Além disso, ele continua falando sobre o sepultamento de Jesus, por José de Arimateia, e de repente nós lemos:
“Maria Madalena e Maria, mãe de José, viram onde o puseram”.
De novo Marcos tira a nossa atenção para as mulheres caladas, que ficam numa distância, olhando... Só olhando... Mais nada... Primeiramente de longe, depois mais próximo, e finalmente elas entram no primeiro plano. Isso acontece logo na manhã do dia da Páscoa. Dessa maneira Marcos está introduzindo essas mulheres mais e mais. Parece que essas mulheres ficam mais e mais importantes. Mas como? Qual é o papel delas? Elas não dizem nada, não fazem nada, só olhando... Por quê? O que essas mulheres querem? O que elas estão planejando?
Vamos descobrir isso. Mas precisamos conhecer melhor essas mulheres. Marcos introduz brevemente três mulheres no capítulo 15: Maria Madalena, Maria, ...Para ler mais, clique aqui.