Cristo, o Filho do homem, verdadeiro Deus.
T: Mateus 16, 13-20
L: Domingo 13 CdH
Acabamos de ler a história do retiro de Jesus na região de Cesárea de Filipe; uma região alta ao norte de Israel. Um lugar afastado onde ele podia ficar com os seus discípulos sem ser atrapalhado pela multidão que estava o seguindo. Era um retiro, um momento em que ele podia falar calmamente com os seus discípulos.
Um momento para refletir. E, naquele momento, Jesus lhes perguntou: “Quem o povo diz que o Filho do Homem é?”. E, um pouco depois disso, ele disse: “E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?”
Essa pergunta parece um pouco estranha. Especialmente para aqueles que já conhecem Jesus. Todos os domingos ouvimos falar sobre Jesus Cristo, e todos os domingos nós confessamos: “creio em Jesus Cristo”.
Quem é Jesus? A resposta é clara: Jesus... é JESUS: o Salvador. O Cristo, que foi prometido por Deus. Toda criança que estuda numa escola cristã pode responder esta pergunta.
Será que é tão simples, irmãos?! Talvez vocês não tenham dificuldades com esta pergunta, mas na época de Jesus a situação não era tão simples. Olhem, por exemplo, para João Batista: um grande profeta, que anunciou a vinda do Cristo; mas quando ele estava na cadeia e ouviu sobre Jesus, ele mandou os seus alunos a ele com esta pergunta (Mt. 11, 2-3): “O Senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?”. Em outras palavras: O Senhor é realmente o Cristo que os profetas anunciaram, ou fizemos um erro e devemos ainda esperar a vinda do Salvador? O fato de que Jesus é o Cristo, o Salvador, não era tão claro para todo mundo. Isso é claro para os crentes, mas para os descrentes não. Tem que se CRER nisso. Isso faz parte da nossa FÉ. E uma ...Para ler mais, clique aqui.