De Ikabô ao Emanuel.

Leitura: 1 Samuel 4

Texto: 1 Samuel 4,21 & Isaías 7,14; Mateus 1, 23 & Apocalipse. 21,3

 

Queridos irmãos e irmãs,

Vou começar com uma pergunta. Uma pergunta que pode ser difícil para alguns. Talvez precisem de tempo para refletir e para responder. A pergunta é esta: Deus está presente em sua vida? Como você sabe?

Muitas pessoas guardam uma coisa consagrada para se assegurar da presença de Deus.

Um amuleto ou um crucifixo, ou imagens e estátuas de um santo. Israel tinha a arca da Aliança. O trono de Deus, com os dois Querubins, que estava no Santuário. Eles acreditavam que a arca assegurava a presença de Deus no meio do seu Povo.

Pessoas usam um amuleto ou outro objeto consagrado para se proteger contra o mal.

Israel fez isso também; eles estavam em guerra contra os Filisteus e perderam a primeira batalha. O que faltava era a presença de Deus: eles precisavam do poder de Deus para conseguir uma vitória. Então, mandaram procurar a arca da Aliança, e quando essa chegou no acampamento, todos ficaram animados e os soldados se alegraram. Mas, no dia seguinte, descobriram que não podiam manipular a presença de Deus. Eles perderam a batalha, muitos soldados morreram, e a arca ficou com os Filisteus. A glória de Deus desapareceu.

Os filhos de Eli morreram no campo da batalha; Eli morreu na entrada de sua casa, quando ouviu que a arca se perdeu. E a nora dele, que estava grávida, teve um parto prematuro quando ouviu que a arca foi tomada, o sogro tinha morrido, e o marido também. Ouvindo tudo isso, as dores do parto começaram, tomaram conta dela, e ela deu à luz um filho e lhe deu o nome IKABÔ, que significa “FOI-SE A GLÓRIA DE ISRAEL”. Ela disse isso porque a Arca de Deus foi tomada,...Para ler mais, clique aqui