Deus ama a quem dá com alegria. Sermão sobre a obra dos diáconos.

Domingo 21 CdH

 55. Como você entende as palavras “a comunhão dos santos”?

Primeiro: entendo que todos os crentes, juntos e cada um por si, têm, como membros, comunhão com Cristo, o Senhor, e todos os seus ricos dons.

Segundo: que todos devem sentir-se obrigados a usar seus dons com vontade e alegria para o bem dos outros membros.

 

Texto: 2 Coríntios 9, 6-14

Leitura: Domingo 21B

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus.

 

O tema desse culto é 2 Coríntios 9,7 “DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA”.

Escolhi este tema, porque a comissão que cuida da obra diaconal me pediu para fazer um sermão sobre este assunto; Pensando nisso, pensei logo no nosso Catecismo; no domingo 21, que fala sobre a igreja e sobre a comunhão dos santos. A obra diaconal só funciona bem se tiver uma boa comunhão dos santos.

 

O Catecismo pergunta: Como você entende as palavras: “a comunhão dos santos?” Resposta: Primeiro: entendo que todos os crentes, juntos e cada um por si, têm, como membros, comunhão com Cristo, o Senhor, e com todos os seus ricos dons.  Segundo: que todos devem sentir-se obrigados a usar seus dons com vontade e alegria para o bem dos outros membros. Assim é a comunhão dos santos. No primeiro lugar temos comunhão com Cristo através do Espírito de Cristo; e essa comunhão nos leva à comunhão com os outros membros na igreja de Cristo. Isso acontece automaticamente. Por amor! Com vontade e com alegria!

 

Lendo essa parte do catecismo, fiquei pensando sobre essa segunda parte: todos devem sentir-se obrigados a usar seus dons com vontade e alegria para o bem dos outros membros. Especialmente as palavras ‘com vontade e alegria’ chamaram a minha atenção. Porque essa alegria e boa vontade faltam muitas vezes na igreja. Um pastor pode falar com as pessoas para que se sentem obrigados a usar os seus dons, mas isso não quer dizer que eles fazem isso com vontade e alegria. Muitas vezes os membros fazem isso por obrigação, mas não por amor. Esta boa vontade e alegria são realmente dons do Espírito Santo!...Para ler mais, clique aqui