Deus é justo e misericordioso

Domingo 4 CdH

P. 10: Deus deixa sem castigo essa desobediência e rebeldia?

R.: Não, não deixa, porque ele se ira terrivelmente tanto contra os pecados em que nascemos como contra os que cometemos, e quer castigá-los por justo julgamento agora, nesta vida, e na futura

P. 11: Mas Deus não é também misericordioso?

R: Deus na verdade é misericordioso, mas também é justo. Por isso, sua justiça exige que o pecado, cometido contra a sua suprema majestade seja castigado também com a pena máxima, quer dizer, com o castigo eterno em corpo e alma.

 

Texto: Gênesis 3: 6-13

 

Irmãos,

Quero ler uma parte da Bíblia: Gênesis 3: 6-13. É uma parte que nos mostra o pecado que Adão e Eva cometeram. E nos mostra também como Adão e Eva tentaram fugir da responsabilidade deles. Deus os chama para responsabilizá-los, mas eles estavam com vergonha, pois estavam nus. E por isso se esconderam. Mas Deus os encontrou e perguntou: Quem te fez saber que estavas nu? De onde vem este entendimento? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? E o que Adão e Eva responderam? Prestem atenção! Adão respondeu: A mulher, que me deste por esposa, me deu da árvore, e eu comi; E a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Quem não reconhece esse tipo de respostas? Isso é típico de qualquer pessoa. O homem quer fugir da sua responsabilidade. Olha as crianças, se fizerem uma coisa errada. Você a chama e pergunta: Quem fez isso? A resposta: Eu não!!! Ele fez isso. Uma criança, sabendo que pode receber um castigo, logo acusa uma outra pessoa. Assim acontece muitas vezes: olha para as investigações no caso de corrupção. Quando o Juiz pergunta: Quem fez essa obra malfeita? Quase todo mundo responde: EU não! Foi fulano. Assim é o homem pecaminoso. Se for acusado, ele tentará fugir. Assim o nosso catecismo introduz um homem, dizendo: Deus não é injusto? Ele exige do homem, em sua lei, o que este não pode cumprir! Isso não é injusto? ...Para ler mais, clique aqui.