Ninguém deita vinho novo em odres velhos

Texto: Marcos 2: 22

 

"E ninguém deita vinho novo em odres velhos;

Doutra sorte, o vinho novo rompe os odres

e entorna-se o vinho,

e os odres estragam-se;

O vinho novo deve ser deitado em odres novos."

 

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

O texto que vamos tratar hoje parece ser bem simples. E na verdade é! Por um lado a história deste texto é bem simples, mas por outro lado quem vai estudar o sentido deste texto descobrirá que o texto não é tão simples como se pensou à primeira vista.

Para entender este texto precisamos de um pouco de sabedoria. Sabedoria na bíblia é baseada no conhecimento das coisas da vida. Jesus usa dois exemplos simples da prática da vida para explicar alguma coisa mais complicada. Quem conhece a vida, entende os exemplos de Jesus.

Por exemplo, quem sabe costurar e lavar roupas entende bem o primeiro exemplo que Jesus usa. Eu acho que a maioria das mulheres que estão presentes hoje aqui logo entendeu que Jesus tinha razão quando ele disse: “Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha”. Uma boa costureira não faz isso, e uma boa lavadeira sabe por que não é bom fazer isso. Porque todo pano, quando se lavar, encolhe. Então o pano novo encolherá mais que o velho, e se acontecer, rasgará uma parte da veste velha; E a situação será pior do que no início.

A ruptura ficará maior e terá até que jogar fora a veste velha junto com o pano novo encolhido. Então, a conclusão: quem tem sabedoria não costura um pano novo numa veste velha. Não faça isso, pois vai perder os dois.

A mesma coisa acontece com o vinho novo em odre velho. Deixe-me explicar isso, pois este exemplo é um pouco mais difícil. Quem ... Para ler mais, clique aqui.