Os discípulos não precisavam jejuar: O noivo estava com eles!

Leitura: Oséias 2, 19 e Isaías 58, 3-7         

Texto: Lucas 5, 33-39   

 

Queridos irmãos em Cristo,

Depois do Carnaval, a Quaresma começará. A partir da Quarta-feira de Cinzas, 06 de Março, os membros da Igreja Católica devem jejuar durante quarenta dias; até à Sexta-feira santa, eles devem viver sóbrios. Especialmente nas Sextas-feiras. Não podem comer carne, mas devem comer peixe.

E não somente os Católicos jejuarão este ano, como também os muçulmanos. A partir de 06 de Maio eles têm um mês em que não poderão comer nada durante o dia, só à noite é que eles podem jantar, mas durante o dia não. Então, uma grande parte do mundo conhece um certo período para jejuar. Quase todas as religiões têm esse costume. E por que as nossas Igrejas Reformadas não?

A nossa situação parece um pouquinho com a situação do nosso texto: lá todo mundo estava jejuando, mas os alunos de Jesus não. Eles estavam na casa do irmão Levi, o publicano. Junto com muitas outras pessoas ímpias. Foi uma grande festa. Quase como Carnaval. E no meio disso estava Jesus e os seus alunos. Comendo e bebendo.

Os irmãos da sinagoga, observando isso, estranharam. Normalmente eles não tinham muita amizade com as pessoas do mundo, pessoas ímpias, como, por exemplo, os publicanos e as prostitutas. Normalmente eles se afastavam dessas pessoas, para não serem contaminadas. Mas Jesus não é assim. Ele visitava os publicanos e conversava com eles. Ele até participou da festa deles, comendo e bebendo. E o que assustou os Fariseus é que Jesus estava fazendo isso num dia em que era proibido comer, pois era um dia especial. Um dia para jejuar.

De acordo com os mandamentos de Deus, era obrigatório jejuar no dia da Expiação. Mas os próprios Fariseus instituíram...Para ler mais, clique aqui.