Se tiver problemas no casamento: Procure a paz

Texto: 1 Coríntios 7: 10-11

 

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

Começamos a nossa série de sermões sobre o Capítulo 6. O apóstolo Paulo disse lá que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. O nosso corpo é de Deus. Este dito é fundamental. Ele é a chave de Paulo para entrar na sua privacidade; para entrar na sua casa, na sua sala e também no seu quarto de dormir. Ele entra na sua casa para falar sobre a sua vida conjugal; pois ele sabe que O Senhor tem o direito de falar sobre isso.

Então, depois de justificar este assunto no Cap. 6, o apóstolo continua no cap. 7 e ele fala a vários membros dentro da congregação. Em primeiro lugar ele fala aos membros que NÃO são casados (vs. 2); em segundo lugar ele fala aos membros que são casados. Ele lhes dá cuidadosamente o seu conselho sobre a vida conjugal, especialmente sobre a abstenção (vs. 3-7); e depois disso ele fala aos solteiros e viúvas que querem casar (vs. 8-9); e cada vez ele fala sobre a questão: como tratar a sexualidade? Como devemos nos controlar?

No versículo 10 o apóstolo muda para um outro aspecto da vida conjugal. Ele começa falando sobre os conflitos dentro do casamento. Como controlar as tensões e os conflitos. No vers. 10 Paulo dá uma regra GERAL: “Todavia, aos casados mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do homem e que o marido não deixe a mulher”. Isso é o mandamento do Senhor. O Senhor fala sobre isso em (Mateus 19: 3-9). Fica claríssimo lá que não é licito para o homem deixar a sua mulher por qualquer motivo; só no caso de adultério o homem poderia deixar a sua mulher. Na Palavra de Deus, o único motivo legítimo...Para ler mais, clique aqui