Um descrente pode participar da Santa-Ceia?
Texto: João 13, 26
Leitura: Conf. Belga art. 35 Santa Ceia
Queridos irmãos em Cristo Jesus,
Um incrédulo pode participar da santa ceia? E se por acaso participar, ele receberá a remissão dos seus pecados? Essa pergunta foi uma questão "quente" no século 16, na época da reforma. A pergunta surgiu observando o papel de Judas na Santa Ceia com Jesus.
Judas participou da Santa Ceia? E se participou, ele recebeu a remissão dos pecados?
Essa pergunta dividiu os crentes em dois grupos; Num lado houve um grupo que disse que Judas não participou da santa ceia; ele participou da ceia da Páscoa e num certo momento ele saiu; depois disso Jesus instituiu a santa ceia. Eles usam o evangelho de Mateus e Marcos para defender essa posição. Ali está escrito: (ler Mt. 26:20-30).
Mt. 26:20-25: o traidor indicado; Mt. 26: 26-30: instituição da Santa Ceia;
Mc. 14;17-21: o traidor indicado;Mc 14: 22-26: instituição da Santa Ceia;
Mateus e Marcos indicam no primeiro lugar o traidor e falam depois sobre a instituição da Santa Ceia; Mateus dá a impressão que Judas saiu antes da instituição da Santa Ceia, mas ele não disse isso claramente.
O outro grupo não concordou com isso e apontou para o evangelho de Lucas e João.
Lc. 22: 19-23: instituição da Santa ceia; vs. 21: a mão do traidor está comigo na mesa!!!
Lucas diz claramente que a mão do traidor está na mesa da santa ceia. E sabendo disso, podemos também apontar para o evangelho de João. João 13, 21-30: administração da Santa Ceia; vs. 26: Judas recebeu o pedaço de pão! Então podemos dizer que Judas participou da Santa Ceia. Então vamos repetir a nossa pergunta: E se participou, ele recebeu a remissão dos pecados?
A resposta à esta pergunta tem a ver com o caráter da Santa Ceia sendo um sacramento...Para ler mais, clique aqui.