A bondade do Pai em meio à nossa miséria

Leitura: Ec. 3, 1-11

Texto: Domingo 10 CdH

 

Queridos irmãos e irmãs,

Às vezes eu faço uma pequena lista de coisas que devo fazer;

Uma mini agenda.

Lendo o Domingo 10, parece-me que o nosso Deus também tem uma agenda;

Uma agenda enorme. E esta agenda de Deus parece bem organizada:

Ervas e plantas;

Chuva e seca;

Anos frutíferos e infrutíferos;

Comida e bebida;

Saúde e doença;

Riqueza e pobreza,

E o resto das coisas.

Tudo bem organizado. Numa boa ordem, de acordo com o nosso Catecismo.

Mas o que isso quer dizer? Deus trabalha assim? A mão de Deus está providenciando tudo isso? Saúde para fulano, doença para beltrano; comida aqui, fome ali; tudo bem distribuído no mapa do mundo; a riqueza no norte do globo e a pobreza embaixo da linha do equador.

Falando sobre isso dessa maneira, as coisas parecem banais. Será que a providência de Deus funciona assim, irmãos? Deus divide todas essas coisas, o bem e o mal, e cada um recebe a sua porção? Hoje em dia, muitas pessoas pensam assim. Deus é arbitrário e inconstante. Num momento bonzinho, e no outro momento irritado. Aqui tem abundância, e ali escassez. A sua vida anda cheia de desastres, e na casa da vizinha há prosperidade. Isso causa inveja, e uma pessoa se pergunta por que acontecem tantas coisas em sua vida enquanto na vida dos outros tudo está em paz. Deus sabe o que está fazendo? Posso confiar nele?

O Domingo 10 é muito bonito se tudo estiver andando bem na sua vida, mas quando as coisas mudam e a vida do crente passa por momentos ruins, o brilho do Domingo 10 desaparece e fica difícil aceitar que TUDO vem da mão de Deus. Chuva E SECA! Anos frutíferos e INFRUTÍFEROS; saúde... Para ler mais, clique aqui.