Texto: 1 Pedro 3: 1-6

 

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

Pedro escreveu aos irmãos em Ásia Menor, a atual Turquia. Eles estavam sendo perseguidos; eles se converteram a Cristo e agora eles estavam sofrendo por causa disso. Eles se tornaram estrangeiros. Houve um constrangimento do lado da família, dos colegas, dos amigos, e dos próprios maridos, pois os crentes não participavam mais da vida ímpia em que participavam anteriormente. Os crentes se afastaram e viviam uma vida santa. Houve irmãos que sofreram por causa disso. Então, Pedro escreveu esta carta para exortar, edificar e consolá-los. Por isso Pedro fala sobre Jesus Cristo, que também sofreu. Ele deu exemplo a todos nós. Devemos seguir os passos de Jesus Cristo, tomando a nossa cruz e vivendo uma vida submissa às autoridades, aos patrões e aos maridos que são descrentes.

O motivo de Pedro é um motivo missionário; o objetivo da sua carta é um objetivo evangelístico.  Ele fala sobre isso em (1 Pe 2,11-12), falando sobre os deveres dos cristãos entre os gentios: “Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros neste mundo, a que vos abstenhais dos desejos carnais que promovem guerra contra a alma. Seja bom o vosso comportamento entre os gentios, para que, mesmo que falem mal de vós, como se fôsseis malfeitores, vendo as vossas boas obras glorifiquem a Deus, no dia da Visitação”.

Então, irmãos, as nossas boas obras funcionam assim, funcionam como armas na nossa batalha para conquistar o mundo. Para levar o mundo a adoração a Deus, para que os descrentes glorifiquem a Deus. Este é o tema que é repetido várias vezes nesta epístola. Também em nosso texto, falando às mulheres da igreja...Para ler mais, clique aqui.