Domingo 16 CdH

P. 42. Se Cristo morreu por nós, por que devemos nós morrer também?
R. Nossa morte não é para pagar nossos pecados, mas somente significa que morremos para o pecado e que passamos para a vida eterna.

P. 43. Que importância têm, para nós, o sacrifício e a morte de Cristo na cruz?
R. Pelo poder de Cristo, nosso velho homem é crucificado, morto e sepultado com ele, para que os maus desejos da carne não mais nos dominem, mas que nos ofereçamos a ele como sacrifício de gratidão.

P. 44. Por que se acrescenta: “desceu ao inferno”?
R. Porque meu Senhor Jesus Cristo sofreu, principalmente na cruz, inexprimíveis angústias, dores e terrores. Por isso, até nas minhas mais duras tentações, tenho certeza de que ele me libertou da angústia do tormento e do inferno.

Texto: Vários textos
Leitura: Domingo 16 CdH

 

Queridos irmãos em Cristo Jesus,

Hoje vamos falar sobre uma parte da nossa vida que não agrada a ninguém. Vamos falar sobre o final da nossa vida: sobre a nossa morte! E prestem atenção, irmãos, porque normalmente as pessoas não gostam de falar sobre este assunto. Elas gostam de falar sobre a morte dos outros, mas não gostam de falar, nem de pensar, sobre o final da sua vida. Quem já pensou em sua última vontade: O que deve acontecer com os seus bens depois da sua morte? Quem já pensou no dia do seu enterro? Como quer ser enterrado? Já fez uma liturgia? Por que não? Porque não gosta de pensar nisso? Isso não é estranho? A morte não faz parte da nossa vida? Nós gostamos de controlar toda a nossa vida. Fazemos tudo para controlar toda a nossa vida, mas nos recusamos de controlar o final da nossa vida.

Quero que vocês parem por um momento e pensem nisso: Como será no final de sua vida; em sua morte? E como será a sua vida depois da sua morte?

Vamos pensar nisso: Eu lhes prego o Evangelho da nossa morte. O Senhor Jesus transformou a maldição da nossa morte numa benção.

A nossa morte:

1) Não é para pagar os nossos pecados;
2) Mas é para passar para a vida eterna;

1. A nossa morte não é para pagar os nossos pecados.

Olhando para esta frase do nosso catecismo, fiquei um pouco confuso, irmãos. Fiquei confuso, porque sempre pensei que a nossa morte era um castigo de Deus por causa do pecado de Adão e Eva. A Bíblia fala isso em Gênesis 2 e 3.
Todo mundo conhece este trecho. É uma das primeiras coisas que um aluno aprende quando começa a estudar a Bíblia. Deus criou Adão e Eva e o Paraíso. Deus colocou Adão e Eva no Paraíso e ali eles podiam comer de todas as
árvores. Mas do fruto da árvore que estava no meio do jardim, disse Deus (Gn. 3,3): “Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais”... Para ler mais, clique aqui.